Navegao Pgina InicialEventos (Histrico)Teste de Software...   Quinta-feira, 24 de Abril de 2014 Portugus English
 
Eventos - Histrico
 
  Aceleradora  
  Formao   Geral   Incentivos   Incubadora   Notas de Imprensa   Prmios   Transf. Tecnologia e PI  
 
Teste de Software em Portugal
ComTest.PT e a IDC uniram esforos para a realizao de um estudo e um evento com o objectivo de desenvolver, promover e fomentar o debate e partilha de conhecimento e experincias no mbito do mercado de Teste de Software.

Do conhecimento que se pretende transmitir, realam-se os seguintes pontos:
- Os aspectos comportamentais de uma equipa de testes. Ser que um "tester" apenas um tcnico? Ou possui muitas das caractersticas de um mediador?
- Tendncias futuras na actividade de teste
- Top 10 das Regras de Ouro para quem actua no Software Testing
- Casos de sucesso

A Quem se Destina
Profissionais interessados com a qualidade do Software.
CIO, IT Managers, Gestores de Projectos e comunidade de "testers" em Portugal

Inscries gratuitas no site da IDC Portugal
Para mais informaes sobre os oradores e temas, consulte o site da IDC: http://www.idc.pt/events/eventos_2010-11-09.jsp
   
Localizao SANA Lisboa Hotel - Portugal
Data de Incio do Evento 2010-11-09
Data de Fim do Evento 2010-11-09
Inserido em 2010-11-04
Temas relacionados <Formao>   <Geral>   <Transf. Tecnologia e PI>  
 
Ficheiros relacionados
Agenda do Evento Teste de Software em Portugal
Agenda
9 de Novembro de 2010
08:30
Recepo e caf de boas vindas
09:30


Boas vindas e apresentao ComTest.PT
Filipe Nuno Carlos, Presidente da ComTest.PT ? Associao Portuguesa de Testes de Software

09:45


Estudo IDC sobre o mercado de Teste de Software em Portugal
Gabriel Coimbra, Research & Consulting Director, IDC

10:10


A Qualidade um caminho e no um objectivo
Filipe Martins, Gestor de Projecto, Novabase Consulting

O caminho da qualidade percorrido por uma organizao nunca igual ao de outra organizao. Assim, quando duas organizaes esto no mesmo patamar de qualidade, que uma certificao lhe confere, isso no significa a mesma coisa em muitos aspectos. Para quem est relacionado com a rea de qualidade relevante conhecer o caminho que uma organizao percorreu, quais foram os problemas originais que pretendiam resolver, que questes tiveram durante a implementao dos processos de qualidade, que lies aprenderam e que resultados obtiveram.

Nesta apresentao vamos falar do caminho que a Novabase percorreu. Vamos da forma como o caminho percorrido ajudou a percorrer as etapas seguintes. Descobrir o exemplo de uma empresa que h mais de vinte anos se dedica ao desenvolvimento de sistemas de software e para quem a qualidade do mesmo sempre foi essencial para o sucesso do negcio.
10:35


Indicadores e mtricas na gesto de testes de Software
Paulo Alexandre Carlos, Quality Manager, NOESIS

A gesto dos testes fundamental para o controlo de um projecto de software, por isso importante, que os testes sejam tambm eles controlados de forma eficiente. Um processo de medio e analise, com indicadores objectivos, produzidos atravs de mtricas bem definidas, uma poderosa ferramenta auxiliar no planeamento, controlo e identificao de melhorias do processo de desenvolvimento de um software.
11:00


Pausa para caf e networking
11:30


Acham que sou mau (!), testo software...
Lus Melo, Partner, Dale Carnegie Training Portugal

As actividades de teste implicam o relacionamento com vrias partes interessadas. Entre a iseno e o conflito, entre a restrio tempo e qualidade, estamos na arena natural da actividade de teste. Seguramente que a legitimidade resultante da competncia tcnica critica, mas haver outras competncias que contribuem para o sucesso? A apresentao versar alguns casos de desenvolvimento de competncias intra e interpessoais, alinhados com as necessidades da profisso.
11:55


Why Test Automation has a lot to do with Ox Carts
Sven Euteneuer, SQS Research & Development, SQS Software Quality Systems AG

Imagining the time back when mobility was having two oxen and an ox cart is difficult for us today. Back then, ox carts were expensive and difficult to come by, as they were the work products of proud artisans who spent a lot of effort manually building each and every ox cart by itself.

Actually, since this time less than 150 years have passed. What has transpired that has transformed our very way of life through the availability of relatively inexpensive, mass-produced automobiles? This development can be described in one word: Industrialization.

Just like transportation has progressed from ox cart builders to industrialized production of the Henry Fords, the IT industry is undergoing similar transformations today. In the context of IT-industrialization, methods and processes that have a proven track record in established industries are being applied to the IT sector in an attempt to automate and standardize the development of IT systems.

This industrialization and its associated activities is a precondition for reaping the benefits of offloading systems into the cloud just as it is for mundane tasks like setting up a successful test automation program for an organization. In both cases it is rarely the technological side and its pitfalls that make projects fail. It is the lack of industrialization.

There is consensus on how to express the necessary ingredients for this industrialization. It consists of modularization, standardization, automation, the focus on core competencies and continuous improvement that make an organization mature enough to be able to successfully implement such programs.

Looking at these ingredients it becomes clear why the production of ox carts was so different from today's automotive industry: The artisans who built them did not modularize nor specialize; they made everything by themselves, from the tiniest bits to the big wheels and in the end they laboriously assembled one final product. Neither did they standardize: Every single cart was unique to some degree; a feat that is unthinkable today as it effectively prohibits automation.

Some IT organizations still work according to the same rules: There are proud and often skilled craftsmen at work who laboriously assemble IT systems. However, due to a lack of:
- modularization, i.e. failing to subdivide big systems into more manageable parts,
- specialization, i.e. failing to concentrate on core competencies and sourcing everything else from other specialists and
- standardization, i.e. failing to live consistent, repeatable processes
they fail to lay the ground work for test automation.

Just as it would have been impossible to build such an ox cart on a modern automated production line it is impossible to successfully implement a test automation program in an IT organization that has not yet reached this level of industrialization.
12:20


Painel "Onde o valor do software testing inquestionvel?", moderado pela IDC
Presenas confirmadas:
- Carlos Piedade, Caixa Geral de Depsitos
- Nelson Cardoso, TAP
- Nuno Silva, Developer Evangelist na Microsoft Portugal
- Rui Carmo, Manager rea de Testes e Aceitao - Direco de Suporte ao Negocio, Esprito Santo Informtica
- II-MTSS

13:20


Concluses e encerramento
13:30


Almoo



Nota: O contedo das apresentaes da exclusiva responsabilidade dos oradores. H um forte compromisso dos oradores e empenho da IDC para que as apresentaes no tenham contedos publicitrios, nem referncias a produtos/servios das empresas patrocinadoras.
Mudana na programao: Por motivos de fora maior podero ocorrer pequenas alteraes no programa.
<Guardar> | <tamanho: 367 Kb>