Navegação Página InicialNotícias (Histórico)PE dá luz verde a...   Quinta-feira, 24 de Abril de 2014 Português English
 
Notícias - Histórico
 
  Aceleradora  
  Formação   Geral   Incentivos   Incubadora   Notas de Imprensa   Prémios   Transf. Tecnologia e PI  
 
PE dá luz verde ao Instituto Europeu de Tecnologia
 
O Parlamento Europeu (PE) deu hoje luz verde à criação do Instituto Europeu de Tecnologia, um projecto do presidente da Comissão Europeia que visa concorrer com o domínio norte-americano no campo da investigação científica.
O presidente da Comissão, José Manuel Durão Barroso, saudou já o voto na eurocâmara, reunida em sessão plenária em Estrasburgo, França, sublinhando que o Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (IET) terá uma «grande importância no campo europeu da inovação».

O presidente da Comissão elegeu ainda a área das alterações climáticas e das energias renováveis como prioritárias para o IET, bem como a investigação na próxima geração das tecnologias da informação e comunicação.

«A Comissão e eu mesmo estamos orgulhosos da nossa proposta e do grande apoio que reuniu», sublinhou Durão Barroso.

O IET «irá facilitar e promover parcerias e cooperação entre os mundos empresarial, da investigação e do ensino superior na União Europeia, contribuindo assim para ajudar o crescimento e emprego», salientou ainda Durão Barroso.

O próximo passo é a nomeação de um conselho de administração de 18 membros ligados às áreas empresarial, da investigação e académica, em Junho próximo, e o lançamento das primeiras duas ou três comunidades de conhecimento e inovação (KIC), até final de 2009.

As KIC deverão ser compostas por pelo menos três entidades, radicadas em pelo menos dois Estados-membros da União Europeia (UE).


O custo previsto para o IET, até 2013, ascende aos 2.400 milhões de euros, dos quais 308,7 milhões provêm do orçamento da UE. A restante verba terá que ser captada junto de privados.

A localização da sede do IET deverá ser decidida até Junho próximo.

Fonte: Diário Digital/ Lusa
(http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=57&id_news=322795)
 
Inserido em 12-03-2008
Temas relacionados <Geral>  <Notas de Imprensa