Navegação Página InicialNotícias (Histórico)FCT, UTAustin-Por...   Quinta-feira, 24 de Abril de 2014 Português English
 
Notícias - Histórico
 
  Aceleradora  
  Formação   Geral   Incentivos   Incubadora   Notas de Imprensa   Prémios   Transf. Tecnologia e PI  
 
FCT, UTAustin-Portugal e ZON Multimédia lançam Prémio de estímulo à investigação na área das aplicações e conteúdos digitais
 
Estimular e aprofundar a investigação na área das aplicações e conteúdos digitais são objectivos que a Zon Multimédia, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e o CoLab, no âmbito do Programa UTAustin-Portugal, vão catalisar através do protocolo que assinam quinta-feira, na reitoria da Universidade do Porto (às 11H00).

O protocolo contempla a criação de um prémio abrangendo as categorias Aplicações, Conteúdos Multimédia, e Curtas-metragens, dotado, globalmente, com 200.000 euros e bolsas de investigação concedidas pela FCT.

Os trabalhos vencedores em cada uma das categorias serão premiados com o montante de 50.000 euros, em dinheiro, mais uma Bolsa de Investigação pela FCT. O trabalho que for considerado o melhor entre os vencedores nas três categorias será o vencedor absoluto do “Prémio Criatividade em Multimédia” e ser-lhe-á atribuído o Grande Prémio no montante de 50.000 euros, em dinheiro, adicionalmente ao prémio atribuído por ter vencido a sua categoria.

As bolsas de investigação a conceder pela FCT poderão assumir, em função dos requisitos dos candidatos, as seguintes tipologias: (a) bolsa de integração na investigação, para estudantes de licenciatura; (b) bolsa de doutoramento, para licenciados ou mestres; ou (c) bolsa de pós-doutoramento, para integração em equipas e projectos de investigação a decorrer no âmbito do CoLab, em Portugal e incluindo uma estadia temporária na Universidade do Texas em Austin, nos EUA.

O programa de colaboração que o Estado português assinou há um ano com a Universidade do Texas em Austin (UTAustin), no âmbito da iniciativa “Parcerias para o Futuro” lançada pela FCT, contempla, entre outros objectivos, a exploração conjunta de tecnologias emergentes com base em investigação e ensino pós-graduado nas áreas de conteúdos digitais, bem como a implementação do CoLab, International Collaboratory for Emerging Technologies.

O envolvimento da FCT insere-se no objectivo programático do Governo de criação da rede de parcerias internacionais de C&T de grande dimensão, compreendendo instituições de ensino superior e de investigação, assim como empresas, em associação com organizações científicas internacionais, universidades estrangeiras e outras entidades científicas e tecnológicas de topo.

A ZON Multimédia financia o Prémio, a FCT co-financia-o através da concessão de bolsas de investigação, e o CoLab promove a integração do vencedor ou um seu colaborador, em qualquer dos tipos de bolsas a conceder no âmbito do prémio, em equipas e projectos de investigação em Portugal, incluindo uma estadia temporária na Universidade do Texas em Austin, nos EUA.

O protocolo, que será assinado pelo presidente da FCT, João Sentieiro, pelo Director do CoLab, António Câmara, e pelo presidente da ZON Multimédia, Rodrigo Costa, entra em vigor na data da sua assinatura (03 Abril 2008) pelo período de um ano, sendo automaticamente renovado por períodos sucessivos de igual duração.

Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
 
Inserido em 02-04-2008
Temas relacionados <Geral>  <Incentivos>  <Prémios