Navegação Página InicialNotícias (Histórico)Critical Software...   Quarta-feira, 23 de Abril de 2014 Português English
 
Notícias - Histórico
 
  Aceleradora  
  Formação   Geral   Incentivos   Incubadora   Notas de Imprensa   Prémios   Transf. Tecnologia e PI  
 
Critical Software lidera consórcio europeu
 
Foi hoje anunciado, que a empresa portuguesa Critical Software lidera um consórcio europeu que irá conceber um protótipo funcional capaz de monitorizar em tempo real cenários específicos, urbanos ou naturais.

De acordo com a Critical, o principal objectivo do projecto é o desenvolvimento de um protótipo funcional destinado ao acompanhamento, em tempo real, de cenários naturais específicos, associados à qualidade de vida urbana, ambiente florestais, protecção civil, entre outros.

Através de dispositivos Wireless Sensor Network pretende-se criar uma tecnologia de controlo eficaz que permita a monitorização de um cenário real numa área de 50 quilómetros quadrados, explica a nota de imprensa.

A investigação compreende o desenvolvimento de dispositivos com características de eficiência e de baixo consumo energético e o desenvolvimento de software seguro, fiável, tolerante a falhas e que garanta a melhoria da eficiência energética global.

Segundo fonte da empresa, trata-se de uma ferramenta susceptível de utilização "em qualquer cidade em qualquer ponto do mundo, sendo possível que se torne um importante auxiliar para a melhoria das condições de vida das populações".

"O conhecimento é essencial para a tomada de consciência acerca do ambiente que nos rodeia, seja a poluição, o barulho, as cidades ou as florestas tropicais. Os conhecimentos teóricos e os modelos de simulação são úteis para a compreensão dos acontecimentos passados e para previsões futuras", afirma Délio Almeida, gestor do projecto EMMON.

No seu entendimento, é fundamental um acompanhamento frequente dos diversos cenários, de forma a poder ter uma imagem clara da evolução do meio ambiente e, em particular, avaliar o impacto das alterações climáticas.

O projecto EMMON, que se insere no 7º Programa Quadro da Comissão Europeia, é o resultado de um consórcio formado pela Critical Software e por mais oito entidades, entre empresas e universidades.

Estão envolvidos ainda o Instituto Superior de Engenharia do Porto, Intesys, Centro de Estudios e Investigaciones Tecnicas de Gipuzkoa, Critical Software Technologies, Trinity College Dublin, Aristotle University of Thessaloniki, SESM S.c.a.r.l. e Akting Ingeniaritza S.L..

O projecto EMMON conta com a colaboração directa de utilizadores finais na definição de requisitos, problemas e necessidades, bem como para revisões técnicas e testes no terreno.

Os utilizadores são de áreas diversas, entre elas a protecção civil (poluição e riscos de incêndio), produção de energia, supervisão do consumo da água ou monitorização de ambientes naturais.

Fonte: Diário Digital
 
Inserido em 26-03-2009
Temas relacionados <Geral>  <Incubadora>  <Notas de Imprensa