Navegação Página InicialNotíciasDesigners Ana Boa...   Quinta-feira, 24 de Abril de 2014 Português English
 
Notícias
 
  Aceleradora  
  Formação   Geral   Incentivos   Incubadora   Notas de Imprensa   Prémios   Transf. Tecnologia e PI  
 
Designers Ana Boavida e João Bicker (FBA) distinguidos no Festival Europeu de Design 2010
 
A colecção de livros com a chancela Minotauro, do Grupo Almedina, foi galardoada com um prémio europeu de design. A distinção foi atribuída no dia 30 de Maio, em Roterdão (País Baixos), aos designers portugueses Ana Boavida e João Bicker, responsáveis pela concepção gráfica do projecto. A entrega do galardão terá lugar no âmbito do Festival Europeu de Design.
A colecção do Grupo Almedina, que reúne autores de referência da literatura espanhola contemporânea, foi agraciada com o "Silver Award" da edição de 2010 daquele que é um dos mais conceituados eventos internacionais na área do design editorial.

"É uma preocupação de há muito do Grupo Almedina que os seus livros tenham um design gráfico apelativo, de qualidade, que complemente o rigor dos conteúdos dos títulos que publica. Nesse aspecto, a atribuição do prémio é o reconhecimento, pelos pares do mundo do design, de um projecto que muito acarinhamos. Confirma também algo que defendemos: que o design gráfico editorial não tem de ser todo igual e sujeito aos ditames do mercado. Pelo contrário, o público reconhece e valoriza projectos gráficos de qualidade", avança Pedro Bernardo, do Grupo Almedina.

Para os designers premiados, do atelier de design de omunicação FBA, a distinção do Festival Europeu de Design é sobretudo um "reconhecimento" pelo "esforço e pela exigência" investidos no projecto. Perante um júri constituído por designers estrangeiros,"foi o nosso trabalho que se defendeu a si mesmo contra muitos outros concorrentes", frisa Ana Boavida.
E o que encontramos de diferente nesta colecção, do ponto de vista gráfico? "A abordagem gráfica neste projecto foi uma resposta a um programa bem definido pela editora. Como resultado pretendia-se algo vistoso, mas simultaneamente distinto, capaz de transmitir graficamente o cuidado posto na selecção de textos editados", revela João Bicker.
Segundo o designer, e "para uma diferenciação do panorama gráfico português, o aparente aspecto clássico acabou por ser a abordagem mais arrojada, fazendo desta série de livros um objecto de qualidade, algo apreciado por quem gosta de livros, para além de gostar de ler".

O trabalho da equipa de designers foi minucioso e o resultado final está intrinsecamente ligado ao conteúdo literário dos livros. "O conteúdo é importante, diria mesmo definitivo.
Lemos a maioria dos livros integralmente. Só assim podíamos perceber a história, o tom, os personagens e a paisagem dos livros. Se o conteúdo não fosse este, o resultado gráfico seria certamente outro", conta Ana Boavida.
Apresentado pela primeira vez em Outubro de 2009, o projecto Minotauro (Grupo Almedina), pretende dar a conhecer ao público um conjunto seleccionado de autores espanhóis contemporâneos. "Uma das características distintivas do projecto é que congrega apenas autores espanhóis contemporâneos e reúne aqueles que, no nosso entender, são apelativos no seu cunho literário universal. Uma pequena biblioteca do que melhor a literatura espanhola de expressão contemporânea tem para oferecer", explica Pedro Bernardo.
"Um mau design pode destruir um excelente livro". E por que é que é importante desenhar bem um livro? "O texto poderá sempre ter qualidade ou não, mas é através do design que se constrói um livro completamente. É o design que lhe dá um rosto e um corpo", explica Ana Boavida.
Por outro lado, sublinha, não é a mesma coisa ler uma boa história bem ou mal paginada."Um bom romance mal paginado, com um tipo de letra e entrelinha mal definidos, numa página sem margens adequadas, impresso num mau papel e fracamente encadernado, pode ver a sua leitura arruinada. Em última análise, um mau design pode destruir um excelente livro", nota Ana Boavida.
De resto, o design editorial é por si só uma área desafiante, reconhecem os premiados. "Dar forma a um livro é um projecto diferenciado no universo do design gráfico, onde uma grande parcela dos projectos são efémeros. O livro é para sempre. É bom que fique bem",lembra João Bicker.

Fonte: Ideias Concertadas
 
Inserido em 31-05-2010
Temas relacionados <Geral>  <Incubadora>  <Notas de Imprensa>  <Prémios>  <Transf. Tecnologia e PI