Navegação Página InicialNotíciasDesigners de Coim...   Quarta-feira, 23 de Abril de 2014 Português English
 
Notícias
 
  Aceleradora  
  Formação   Geral   Incentivos   Incubadora   Notas de Imprensa   Prémios   Transf. Tecnologia e PI  
 
Designers de Coimbra somam segunda distinção internacional
 
É uma das mais desejadas distinções na área do design editorial e foi atribuída a uma colecção do grupo Almedina, concebida pelos designers Ana Boavida e João Bicker, da FBA. Os livros do projecto Minotauro estão entre os 50 mais bem desenhados do mundo em 2009. É o segundo reconhecimento internacional, depois do "Silver Award" ganho no Festival Europeu de Design.

Os livros do projecto Minotauro, do grupo Almedina, estão entre os 50 mais bem desenhados do mundo em 2009, segundo a AIGA - The Professional Association for Design.
O trabalho dos designers portugueses Ana Boavida e João Bicker (atelier de design de comunicação FBA) obtém, assim, o reconhecimento por parte da mais importante associação profissional de design dos EUA, depois de vencer um "Silver Award" no Festival Europeu de Design 2010.
A colecção do grupo Almedina, que reúne textos de autores espanhóis contemporâneos, foi escolhida entre mais de oito centenas de projectos para integrar a lista da AIGA "50 Books/ 50 Covers" ("50 Livros/50 Capas") de 2010, que distingue os 50 livros e capas mais bem desenhados do mundo.
Para além de integrarem os arquivos daquela que é uma das mais prestigiadas associações de design do mundo, os livros com o selo Minotauro vão ainda estar em exposição no AIGA National Design Center, em Nova Iorque, e em várias outras galerias dos Estados Unidos e da China.

Livros para quem gosta de livros
"Foi com alguma surpresa e grande alegria que recebemos a notícia de que a AIGA colocou os livros da Minotauro entre os mais bem desenhados do mundo em 2009. Sobretudo porque se trata da mais prestigiada associação profissional de design dos EUA e uma das mais reconhecidas do mundo. É uma selecção anual onde constam dos anos anteriores muitos dos nossos 'heróis'", revela Ana Boavida, para quem esta segunda distinção internacional constitui "mais um reconhecimento pelo cuidado dedicado ao projecto".
Para Pedro Bernardo, do Grupo Almedina, "esta distinção por parte da prestigiadíssima AIGA, que muito honra a FBA e a Minotauro, vem apenas confirmar a nossa confiança no trabalho desenvolvido pela FBA em termos de design gráfico e reforçar a orientação que traçámos para o projecto: uma chancela que conjugasse o cunho eminentemente literário dos conteúdos com um design editorial que abarcasse os vários aspectos do livro, da sua paginação ao tipo de letra escolhido, dos materiais de acabamento ao grafismo das capas,
num conjunto simultaneamente sóbrio e clássico".
"Estamos em crer que isso foi conseguido e esta distinção, entre tantas capas a concurso, vem corroborar as nossas expectativas. Traz, também, uma visibilidade acrescida para o projecto", reconhece Pedro Bernardo.
"A editora tinha um programa bem definido para a colecção e o nosso trabalho estruturou-se em torno desse conceito. O objectivo era conseguir livros que, para além de atractivos do ponto de vista estético, pudessem transmitir visualmente o cuidado empregue pela editora na selecção dos textos", sublinha Ana Boavida.
Segundo os designers premiados, o aparente aspecto clássico dos livros da Minotauro acabou, assim, por ser "a abordagem mais arrojada". "São, sem dúvida, livros para quem gosta dos livros enquanto objecto, e não apenas para quem gosta de ler", frisa João Bicker, designer e professor no curso de Design e Multimédia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

Links úteis:
http://www.aiga.org/content.cfm/about-50-50
http://www.fba.pt

Fonte: Ideias Concertadas
 
Inserido em 22-06-2010
Temas relacionados <Geral>  <Incubadora>  <Notas de Imprensa