Navegação Página InicialNotícias (Histórico)Criação de novo p...   Sexta-feira, 18 de Abril de 2014 Português English
 
Notícias - Histórico
 
  Aceleradora  
  Formação   Geral   Incentivos   Incubadora   Notas de Imprensa   Prémios   Transf. Tecnologia e PI  
 
Criação de novo prémio de apoio à investigação científica: Melhor laboratório português na área do cancro receberá dez mil euros do Prémio Simbiontes
 
Um prémio no valor de dez mil euros para um projecto de investigação na área do cancro, a ser desenvolvido em instituições portuguesas, é a nova proposta da Associação Viver a Ciência (VAC) para o financiamento de ciência em Portugal. O galardão será atribuído ao melhor laboratório português a realizar investigação em cancro.

As candidaturas para o Prémio Simbiontes estão abertas até às 12h do dia de amanhã e serão avaliadas por um júri de renome internacional, escolhido pela VAC. A iniciativa surge como consequência da primeira edição de um projecto homónimo, que consistiu numa acção com crianças em ambulatório no IPO, em parceria com a Ar.Co. A criação deste prémio foi possível devido às várias actividades de angariação de fundos que envolveram o grande público no âmbito deste projecto. Um montante de dez mil euros irá agora ser entregue a um laboratório de investigação em cancro.

Um leilão de obras originais realizadas pelas crianças no IPO, parte das vendas do livro pedagógico «Os Amigos da Menina do Mar», a terceira edição do Restaurant Week 2010 em Lisboa e os donativos resultantes de jantares de angariação de fundos, foram as principais actividades que possibilitaram a criação do Prémio Simbiontes 2010 – um projecto de divulgação científica que envolveu cientistas, artistas e crianças com cancro em torno da acção para a investigação em Cancro e num livro pedagógico de divulgação de ciência junto do público infantil.

Deu origem a oficinas de arte e ciência, conduzidas por uma bióloga marinha e um artista plástico, que guiaram crianças em ambulatório no IPO de Lisboa através do conto «A Menina do Mar», de Sophia de Mello Breyner. Aqui desvendaram-se segredos da vida marinha com base na história e observaram-se animais vivos da fauna portuguesa. De seguida, as crianças partiram para a expressão plástica e desenharam obras fruto da interpretação do que aprenderam durante as oficinas de ciência.

A equipa do Simbiontes desenvolveu também um livro de divulgação científica para o público infantil. Esta obra desvenda algumas curiosidades das personagens e habitats do conto e está à venda em todo o país. Parte do lucro das vendas reverte para o prémio.

Fonte: Ciência Hoje
29/06/2010
 
Inserido em 29-06-2010
Temas relacionados <Prémios