Navegação Página InicialNotícias (Histórico)Infogene lança se...   Quinta-feira, 24 de Abril de 2014 Português English
 
Notícias - Histórico
 
  Aceleradora  
  Formação   Geral   Incentivos   Incubadora   Notas de Imprensa   Prémios   Transf. Tecnologia e PI  
 
Infogene lança serviço para diagnosticar o cancro colo-rectal através do sangue
 
Há um novo teste, uma simples análise ao sangue, que pode ajudar a diagnosticar o cancro colo-rectal que é, nesta altura, a segunda maior causa de morte por cancro em todo o mundo.

Trata-se de um exame que acaba de ser lançado no mercado nacional por uma empresa de biotecnologia saída da Universidade de Coimbra, a Infogene.

O director-geral da empresa, Rui Nobre, explica a importância da detecção precoce deste carcinoma que este teste proporciona: ?Este é um teste de alerta para a probabilidade da pessoa ser portadora de cancro colo-rectal. Não é um teste que faça um diagnóstico definitivo. Quando este resultado é positivo, é preciso fazer mais exames médicos, mas permite que a pessoa possa monotorizar o seu estado de saúde e manter-se alerta para este risco?.

Para além da detecção precoce, este teste é mais simples, menos doloroso e, ao contrário dos testes convencionais, não é invasivo.

A validação clínica deste teste envolveu 7500 pessoas. O mercado português é o mercado principal, mas pode também chegar a Espanha ou aos PALOPs.

As pessoas com 50 anos ou mais são o ?alvo? principal. O cancro colo-rectal faz cerca de 3500 mortos em Portugal por ano.

Fonte: Rádio Renascença
04/11/2010
 
Inserido em 11-11-2010
Temas relacionados <Geral>  <Notas de Imprensa