Navegação Página InicialNotícias (Histórico)Demonstração de r...   Quarta-feira, 16 de Abril de 2014 Português English
 
Notícias - Histórico
 
  Aceleradora  
  Formação   Geral   Incentivos   Incubadora   Notas de Imprensa   Prémios   Transf. Tecnologia e PI  
 
Demonstração de robôs em Coimbra
 
Uma demonstração de pequenos robôs humanoides divertiu dezenas de pessoas, sobretudo crianças, no encerramento da mostra «Somos UC» da Universidade de Coimbra (UC). A iniciativa teve como objectivo divulgar ao público as actividades do Clube de Robótica do Departamento de Engenharia Electrónica e Computadores da UC e levar crianças, jovens e adultos a interessarem-se pela robótica e pela ciência em geral.

?Temos vários robôs, como estes dois numa luta simbólica de sumo, tentando cada um empurrar o outro para fora do campo, e um robô humanoide para jogar futebol contra outros robôs?, disse Tiago Caldeira, mestrando em Engenharia Electrónica e responsável pelo Clube de Robótica.


Créditos: Maria Eduarda Eloy/ A Cabra
Dezenas de crianças que, na companhia dos pais, visitaram a mostra ?Somos UC - Mostra de Ensino, Inovação e Serviços da Universidade de Coimbra?, no Pavilhão 3 do Estádio Universitário, entusiasmaram-se e durante algum tempo recusaram mesmo sair do lugar onde decorreram as demonstrações com robôs.

?A ideia foi trazermos alguns dos projectos que estamos a desenvolver no Clube e mostrarmos um pouco ao público aquilo que ali se faz para também cativar? os jovens, para que eles participem nos cursos de formação ?e acompanhem a equipa do Clube aos campeonatos?, disse Tiago Caldeira.

Segundo o responsável do Clube de Robótica, esta é também uma maneira de ?mostrar que a ciência está presente no dia-a-dia? das pessoas. ?Está presente quer na forma de trabalho, a ajudar-nos em determinadas tarefas, quer na forma lúdica, que também é importante?, sublinhou.

Fonte: Ciência Hoje, edição de 11-01-2011 (http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=46855&op=all)
 
Inserido em 11-01-2011
Temas relacionados <Geral