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Critical Software vence prémio europeu pela plataforma tecnológica do serviço 112
 
A Critical Software venceu o prémio europeu de Excelência em Tecnologias de Informação (European IT Excellence Awards) pelo projecto de desenvolvimento da nova plataforma tecnológica que suporta o serviço de emergência 112 em Portugal.

Ao prémio, que visa ?reconhecer o papel crucial? que os ISV (fornecedores independentes de software) desempenham na ?resolução de problemas reais dos seus clientes?, concorreram entidades de 23 países, disse uma fonte da Critical Software.

Seleccionada para, em parceria com o Ministério da Administração Interna, reestruturar o funcionamento do serviço 112, ?a Critical Software foi chamada a intervir no desenvolvimento de uma plataforma tecnológica que permitisse uma integração completa de vários sistemas e o reforço de toda a infra-estrutura de informação e comunicação?, disse Filipe Freitas.

?A génese do sistema desenvolvido assenta na sua fiabilidade, disponibilidade e interoperabilidade, sempre com o intuito de prestar um melhor serviço no que toca à eficácia e eficiência na resposta a situações de emergência,? sublinhou aquele responsável da empresa de Coimbra.

O serviço de emergência 112 assenta agora num novo sistema informático modular, explicou Freitas. Este sistema é ?capaz de suportar o pré-atendimento e encaminhamento de contactos, a geo-localização e identificação, o registo e seguimento de contactos e ocorrências, assim como garantir a interoperabilidade entre as diferentes forças de segurança e defesa?.

Este novo modelo de funcionamento prevê a criação de quatro centros de atendimento, um no Norte, outro no Sul e ainda na Madeira e nos Açores. Desta forma, o modelo introduz uma melhoria qualitativa no serviço de atendimento e na capacidade de resposta em situações de emergência, melhorando a articulação entre diferentes entidades e aumentando, desta forma, a eficácia e a eficiência de todos os meios envolvidos.

O novo sistema já está em funcionamento no centro de atendimento da região Sul, estando prevista a sua expansão para o centro de atendimento do Norte durante 2011, seguindo-se os centros das regiões autónomas da Madeira e dos Açores.

Fonte: Agência Lusa, 14-02-2011
 
Inserido em 16-02-2011
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