Navegação Página InicialNotícias (Histórico)Trabalho de inves...   Sábado, 19 de Abril de 2014 Português English
 
Notícias - Histórico
 
  Aceleradora  
  Formação   Geral   Incentivos   Incubadora   Notas de Imprensa   Prémios   Transf. Tecnologia e PI  
 
Trabalho de investigador português integra exposição no MoMA
 
 O trabalho de design «Visualizing Lisbon's Traffic», criado por Pedro Miguel Cruz, investigador da Universidade de Coimbra, é o único português incluído numa exposição que está patente no Museu de Arte Moderna (MoMA) de Nova Iorque.

O vídeo, do jovem de 26 anos, foi escolhido para ser apresentado na exposição de design «Talk to me», que foi inaugurada a 24 de Julho e estará patente até 7 de Novembro no MoMA.
Pedro Miguel Cruz fez um mapeamento de dois milhões de registos GPS, de coordenadas e velocidades de 1.534 táxis que circularam em Lisboa ao longo de um mês, em 2009.

No vídeo agora em exibição no museu nova-iorquino, o autor condensou esses dados numa animação que representa a dinâmica da circulação automóvel durante um dia, como se o mapa da cidade fosse um organismo vivo. De acordo com Pedro Miguel Cruz, o trabalho recorre à engenharia informática e ao design gráfico para apresentar “uma média visual” daqueles dados.

“Aliámos forma e função, qualidade científica e estética”, explicou o investigador do Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra (CISUC). O vídeo escolhido para a exposição no MoMA faz parte da tese de mestrado do investigador e dados foram disponibilizados pelo projecto CityMotion, do MIT-Portugal.

A tese analisa a problemática da abordagem e tratamento de "grandes quantidades de dados, tornando-os inteligíveis através de processos de sínteses visual", adiantou o designer e engenheiro informático.

O trabalho de Pedro Miguel Cruz foi seleccionado para o MoMA por Paola Antonelli, “um dos principais nomes do design, para figurar na categoria 'Cidade', ao lado de grandes interfaces como o iTunes, da Apple, o Google Sky ou a Wii, por constituir uma 'nova forma de expressar informações do dia-a-dia' e poder 'sugerir aplicações para a tecnologia móvel'”, refere um comunicado sobre o projecto.

Pedro Miguel Cruz é professor da licenciatura e do mestrado em Design e Multimédia da Universidade de Coimbra e venceu o Prémio SIGGRAPH 2010 e o «Seeds of Science Junior», já este ano.

Fonte: Ciência Hoje, edição de 03-08-2011
 
Inserido em 03-08-2011
Temas relacionados <Geral>  <Notas de Imprensa