Navegao Pgina InicialNotcias (Histrico)Critical Software...   Sexta-feira, 18 de Abril de 2014 Portugus English
 
Notcias - Histrico
 
  Aceleradora  
  Formao   Geral   Incentivos   Incubadora   Notas de Imprensa   Prmios   Transf. Tecnologia e PI  
 
Critical Software leva a Coimbra especialistas da NASA
 
 Especialistas da NASA e da Administração Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos da América participam num seminário internacional sobre sistemas críticos, nos dias 28 e 29 de Setembro, em Coimbra, promovido pela empresa Critical Software. Além dos oradores norte-americanos, intervirão no encontro, no Hotel Vila Galé, representantes de universidades portuguesas e italianas.

“Somos reconhecidos como uma das melhores empresas mundiais a fazer sistemas informáticos críticos, que não podem falhar, mas também fazemos a verificação e a validação de sistemas desenvolvidos por outros”, afirmou Rui Melo Biscaia, director de marketing da Critical Software, com sede em Coimbra. O seminário permitirá “apontar caminhos para as melhores práticas no futuro” no domínio dos sistemas críticos.

Criada em 1998, a Critical Software está vocacionada para o desenvolvimento destes sistemas. A empresa desenvolve soluções e fornece serviços e tecnologias para o suporte de sistemas críticos orientados aos mercados militares (como a aeronáutica, o espaço ou defesa) e civis (indústria, telecomunicações, energia, banca e administração pública). A empresa está também no Reino Unido, EUA, Brasil e Moçambique.

“A criticidade desses sistemas dita novas regras de desenvolvimento, já que o impacto de falhas deve ser evitado ou reduzido a um mínimo aceitável. Estes sistemas de alta integridade estão agora em toda parte e só podemos depender deles se nos assegurarmos que as equipas de engenharia e autoridades de certificação terão feito um trabalho competente e sem erros”, explica uma nota hoje divulgada pela empresa.

O seminário, subordinado ao tema «Falhar Não é Opção», “deverá proporcionar novas maneiras de interagir e de realizar a pesquisa aplicada”, constituindo “uma oportunidade única para aqueles que lidam com certificação, confiabilidade, qualidade, disponibilidade e criticidade de software”, de acordo com Nuno Silva, gestor de programas da Critical.

Durante os trabalhos, serão divulgados os resultados de dois projectos de investigação: «Critical Step», “que estuda como sistemas críticos de larga escala podem ser desenvolvidos usando componentes de software reutilizáveis e certificáveis”, e «Evolve», “que se concentra no desenvolvimento de uma framework metodológica para verificação e validação iniciais de produtos em desenvolvimento”.

Fonte: Ciência Hoje, edição de 09-09-2011
 
Inserido em 09-09-2011
Temas relacionados <Geral>  <Incubadora>  <Notas de Imprensa